8/29/2009

Raiva e Desgosto

Esta apareceu-me por acaso e serve para cimentar o sentimento que nutro pelo inútil e monstruoso Serviço Nacional de Saúde, que não serve para mais nada além de, através dos pretensos médicos de família, encher os velhotes (e não só) de dezenas de medicamentos, fazendo de Portugal um enorme banco de ensaio das farmacêuticas. Aquilo que realmente é importante e devia ajudado a 100%, como o caso em apreço, não é. Sem mais palavras para a raiva que senti ao ver isto...

http://sol.sapo.pt/Solidariedade/Noticias/Interior.aspx?content_id=146196&tab=community

Pirotecnia

Acho que as fábricas de pirotecnia deviam estar de olho neles...

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1398221&idCanal=12#Commente

8/28/2009

O meu país sabe às amoras bravas.

Eugénio de Andrade
Entretanto lá voltaram atrás.

8/27/2009

Democracia

8/22/2009

Entre-os-Rios, Allgarve, e as causas naturais

8/21/2009

8/20/2009

Violação de Estado

Violada espera 12 horas por exame

O violador esperava no escuro, com uma faca na mão. Passava pouco das 19h00 de anteontem, e ‘Maria’ (nome fictício), de 17 anos, entrou despreocupadamente no prédio onde reside, no bairro lisboeta de Telheiras. Foi a oportunidade esperada pelo criminoso que, com a arma encostada ao pescoço da vítima, a obrigou a subir ao terraço do prédio.

(...)

"Informaram-nos de que só no Instituto de Medicina Legal (IML) é que se fazem estes exames, mas que em Agosto o mesmo tinha as urgências fechadas das 18h00 às 08h00", disse o pai de ‘Maria’, em entrevista à SIC. Declarando-se incapazes perante a lei de efectuar a recolha de vestígios vaginais, os técnicos das urgências do Hospital de Santa Maria recomendaram à jovem que não "tomasse banho, não bebesse água e voltasse ao IML 12 horas depois". "Ouvi isto como se dissessem que a PSP ou os bombeiros fecham à noite", disse o pai.

(...)

Duarte Vieira – Os hospitais, as polícias e as autoridades judiciais sabem que o Instituto de Medicina Legal de Lisboa só tem três médicos para trabalhar à noite.

– E porque é que isso acontece?

A falta de pessoal obrigou-nos a ter urgências à noite só entre 6. ª feira e domingo. Nos restantes quatro dias, trabalhamos entre as 08h00 e as 18h00. O Hospital de Sta. Maria informou a jovem deste cenário e explicou-lhe os procedimentos que deveria adoptar.

http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010&contentid=846D98E7-2BB4-487C-B398-9C5AA5C0E6F1

http://www.ionline.pt/conteudo/19149-violacao-homem-30-anos-identificado-crimes-sexuais-

* Então se o IML tem três médicos para trabalhar à noite porque não apareceu um? Não há um telemóvel para o chamar ou estavam com medo de tirar o rapaz da cama? E não havia um ginecologista ou um obstetra, no maior hospital do país, para fazer os primeiros exames? Isto passa por normal, e claro, perante estas justificações surreais, não há responsabilidades. Pois se o sistema é todo ele irreal.

8/19/2009

Come e Cala

Polícias agredidos obrigados a pagar custas

Dois agentes da PSP foram agredidos na Amadora. Os dois agressores foram condenados em tribunal, mas como apresentaram atestado de pobreza livraram-se de pagar uma indemnização pelos danos morais e físicos causados aos polícias. Estes, embora nada tenham recebido, foram agora notificados para pagar as custas do processo: 400 euros cada um

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1338951

8/18/2009

E por falar em Qualidade

Já me esquecia disto, que experimentei há umas semanas atrás. Aconselho vivamente.

http://www.aldeiadamatapequena.com/indexPT.php

Menor Qualidade

Uma nota menos positiva para a Serra da Estrela, pelo desleixo e falta de brio de quem está à frente das entidades (certamente diversas). Pois com apenas alguns veículos, sacos, pás e outras ferramentas (coisas que certamente existem), determinação e gosto, seria possível dar um ar muito mais cuidado aos pontos de interesse da serra. Já sabemos que uma boa fatia da população continua realmente porca, mas isso não impede que, por exemplo, as casas de banho estejam abertas e os pontos de recolha de lixo permaneçam devidamente mantidos.

Qualidade

A região do Interior Centro (Beira) começou a surpreender-me de há dois anos para cá. A prova que com investimentos simples e pouco avultados é possível fazer coisas interessantes. Recomendo a passagem de uns dias.

http://www.praiasfluviais.com/

Ronda pelo Éter da Net

Eleições Legislativas de 1976 - Extremamente interessante. E atenção ao restante arquivo da Ephemera.

http://ephemerajpp.wordpress.com/2009/08/17/ps-eleicoes-legislativas-de-1976/

Ronda pelo Éter da Net

8/17/2009

Ronda pela Imprensa

8/08/2009

Raul Solnado

1929-2009

8/07/2009

Ronda pela Imprensa

8/05/2009

Α ... Ω

Alguém dizia que não valia a pena ir ao funeral, que não adiantava nada. Mas eu achei que sim. Era uma tia, era família. E lá fomos, eu e o meu pai. Ainda que a minha família esteja naquela fase em que quase já só nos vemos nos funerais. E casamentos já não deve haver mais. Mas aqui saltam à memória, em tons amarelados, os momentos de infância, das visitas, dos tais casamentos, das idas à terra da avó. Porque entre o Alpha e o Omega são só três pontinhos, e eu já vou no segundo. Porque ontem foram os meus primos a chorar a morte da mãe, e o meu tio desabafando que também tinha ido com ela. E amanhã serei eu.

TVI

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1394810&idCanal=57

Tanto andou, tanto andou, e lá se vai o Moniz. No turbilhão de contra-informação que este Verão se tenta impor, esta vai passar quase em rodapé. O Chavéz tem aqui muito que aprender.

8/04/2009

Isaltino

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1394518&idCanal=12

Não deixa de ser irónico que o único autarca condenado por um tribunal deste país seja aquele que de longe, muito longe, fez um trabalho extraordinário, sem mácula. Oeiras está, em todos os aspectos de desenvolvimento - urbanismo, cultura, infraestruturas, captação de investimento, com ordenamento, claro - a grande distância de qualquer concelho de zona de Lisboa, Almada, Seixal, Sintra, Odivelas, só para citar alguns que eu conheço, e incluindo mesmo (e/ou porventura sobretudo) o de Lisboa. E aposto que de muitos ou praticamente todos do resto do país.

Resta saber se seria possível desenvolver um concelho, da maneira que Isaltino Morais desenvolveu, de outra forma, num país onde a corrupção é endémica e nem sempre se trata de uma questão de dinheiro mas sim de "conhecimentos"; da operação que é arranjada pela amiga da prima que trabalha como auxiliar de limpeza no hospital, à licença para construir uma casa ou abrir um qualquer estabelecimento, que se pede ao engenheiro amigo do amigo, para demorar menos tempo.

8/03/2009

200

Ainda a propósito dos 200 Euros (a 18 anos) por cada criança nascida. Seria uma medida engraçada, normal, num país normal a funcionar normalmente. Agora, com infantários a 450 Euros por mês, é uma medida engraçada na mesma.

8/01/2009

Almoços

(...) a Câmara Municipal de Lisboa, endividada até ao pescoço, dá todos os anos à Fundação Mário Soares 44,924 euros para ajudar a pagar uns almoços. Mas sobre esta dádiva convêm saber: A questão do subsídio àquela fundação envolveu contudo alguma polémica em 2002 depois de a Inspecção-Geral da Administração do Território ter considerado que os pagamentos efectuados consubstanciavam uma "infracção financeira" por o não cumprimento pela instituição das contrapartidas a que se comprometeu no protocolo com a câmara. Em 2004 Santana e muito bem suspendeu esta roubalheira e agora a Fundação clama que lhe devem 269,544 que o senhor António Costa já reconheceu.

http://fado-alexandrino.blogspot.com/2009/08/camara-reconhece-divida-fundacao-mario.html

2018

Ai céus. A proposta da FPF, para a candidatura de Espanha e Portugal para o Mundial de 2018, passa por aumentar a capacidade do estádio de Algarve. Esse que costuma encher tantas vezes.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1394215&idCanal=56