10/09/2009

Mitos

Como não gosto da fabricação de mitos, seja o cultivo de uma imagem de competência, seja o propagar de uma imagem de irresponsabilidade, não posso deixar de referir aqui que vou votar em Pedro Santana Lopes nas autárquicas em Lisboa. E explicar porquê.

GESTÃO

Passivo da CML quando PSL tomou posse em 2001: 1000 Milhões de Euros - Incluindo encargos assumidos que diziam respeito a anos anteriores, nomeadamente da Parque Expo. E sem poder recorrer a empréstimos bancários, PSL sai da CML em 2005, deixando um passivo de 1200 Milhões de Euros.

Quando António Costa tomou posse em 2007 o passivo era de 1300 Milhões de Euros, foram contraídos empréstimos bancários no valor de 300 Milhões, e em Março de 2009 o passivo ascendia a 1700 Milhões de Euros.

É fazer as contas sobre quem gerou (e herdou) mais passivo.

OBRA

Aqui é mais grave, pois se é verdade que PSL gerou algum passivo, também é verdade que fez obra, obra necessária. Obra idealizada e executada. Ora vejamos.

PSL fez (entre outras coisas, estou a escrever de cabeça):

- Túneis do Marquês e da Infante D. Henrique (antiga Rotunda do Batista Russo).
- Parques de estacionamento na Calçada do Combro, Portas do Sol e do Clube Nacional de Natação.
- Requalificação de Monsanto, e é importante lembrar que antes desta intervenção, Monsanto era um imenso lugar de prostituição e criminalidade, não era raro o dia em que lá eram deixados taxistas assaltados ou mesmo já mortos. O Parque Infantil do Alvito estava praticamente abandonado, sem equipamentos, lembro-me de um eléctrico em ruína, ferrugento. Agora é ir lá ver, serve milhares de pessoas que lá vão com as suas crianças, com inúmeros equipamentos e espaços de picnics. O mesmo para a área da alameda Keil do Amaral, palco de concertos de Verão, que de resto foi, nos últimos anos, votada ao abandono pela governação socialista.
- Requalificação da Quinta das Conchas, no Lumiar. É o segundo espaço florestal em Lisboa a seguir a Monsanto, também com imensos equipamentos para as crianças.
- Jardim do Arco do Cego.
- Nove piscinas.
- Projecto para o Parque Mayer, feito pelo maior arquitecto do mundo, e que a ser executado iria trazer certamente milhares de visitantes à cidade. Infelizmente foi parar ao caixote do lixo.

António Costa fez:

- Intervenções nalgumas escolas. Que não depende só dele, é obra também do governo central, Ministério da Educação.
- Intervenção no Terreiro do Paço. Um desastre, ao estrangular três faixas de rodagem em apenas uma, criou-se transito intenso desde o Cais do Sodré, onde nunca tinha existido. E na Baixa também.
- Plantação de um campo de girassóis em Campolide.

E acima de tudo vou votar em PSL porque LISBOA precisa de quem defenda os interesses de LISBOA e não de quem defenda os interesses do seu partido/governo.