10/07/2008

É pá, vão gozar com o c.

Manuel Sebastião: investigação aos combustíveis estará pronta em Março de 2009
07.10.2008 - 15h45 Lurdes Ferreira, Ana Brito

O presidente da Autoridade da Concorrência, Manuel Sebastião, disse hoje que o relatório aprofundado ao mercado dos combustíveis e à falta de concorrência estará concluído apenas em Março do próximo ano.

Na comissão parlamentar de assuntos económicos, o presidente da entidade reguladora prometeu uma primeira parte do documento para Dezembro, onde serão analisados dados de "natureza estrutural e corrente", referente ao período de Janeiro a Setembro de 2007. "A finalização da análise aprofundada", como disse, será para Março.

Se, até lá, a AdC detectar práticas anti-concorrenciais, "abrirá processos de investigação aprofundada", mesmo antes do fim do trabalho de análise.

Manuel Sebastião diz que vão ser analisados os anos de 2007 ("menos volátil") e 2008 ("mais volátil"). O reporte começou em 30 de Setembro e, segundo o presidente do regulador, começam a ser trabalhados amanhã.

Numa comunicação mais breve do que a que apresentou em Junho passado, quando foi ouvido pela primeira vez pelo Parlamento, Manuel Sebastião disse que vai ser estudado o custo da separação total de actividades ("unbundling") (hã?!) da Galp Energia, que tem sido reclamado por vários sectores, e se ele pode ser ou não passado para o consumidor final.