11/23/2009

Motivos para não tomar esta vacina

Vacina contra gripe A encomendada por Portugal divide autoridades suíças

A vacina contra a gripe A encomendada por Portugal continua a gerar algumas dúvidas lá fora. Na Suíça, por exemplo, a autoridade do medicamento insiste em não administrar a Pandemrix a pessoas com menos de 18 anos e a mulheres grávidas. Contudo, o organismo responsável por questões de saúde pública, à semelhança da agência europeia do medicamento, já reiterou a segurança da vacina da farmacêutica GlaxoSmithKline a partir dos seis meses de idade.

“A autoridade suíça do medicamento continua a não autorizar a utilização da Pandemrix nas crianças com menos de 18 anos”, explicou hoje à AFP o vice-director da Swissmedic, o organismo do país equivalente ao Infarmed em Portugal. Da mesma forma, Hans-Beat Jenny informou que a vacina pandémica deste laboratório britânico continua também interdita a mulheres grávidas.

Em causa está o adjuvante que é administrado juntamente com a vacina e que visa potenciar o seu efeito. A Pandemrix não foi aprovada pelos Estados Unidos (Suiça e EUA, países a sério) devido à presença do adjuvante esqualeno na sua composição, que alegadamente poderia causar danos à saúde dos que a tomam. Mas o Infarmed já esclareceu que o esqualeno tem sido utilizado em várias vacinas e é, aliás, uma substância que está naturalmente presente no organismo.

Efeitos secundários são os esperados

Também na sexta-feira, a EMEA informou que as pessoas que já foram vacinadas na União Europeia permitiram comprovar que as vacinas pandémicas não estão a provocar efeitos secundários além dos que eram esperados: febre, náuseas, dores de cabeça, reacções alérgicas e reacções no local da injecção. "Um muito reduzido número de casos da Síndrome Guillain-Barré e de morte fetal foi reportada em doentes que foram previamente vacinadas", acrescenta o comunicado, concluindo que está a ser reunida a informação mas que, com base no que se sabe, não existe evidência de uma ligação destes casos à vacina.

http://www.publico.clix.pt/Sociedade/vacina-contra-gripe-a-encomendada-por-portugal-divide-autoridades-suicas_1410888